Eis o regresso de Amélia Muge: Um Gato É Um Gato.
Eis um livro de poemas, integralmente ilustrado pela Amélia e com design de Cristiana Serejo e Olinda Martins, acompanhado por um álbum de canções (disponível apenas online) onde adultos e crianças, individualmente ou em coro, partilham a mesma alegria de dar voz a muitos dos poetas que escreveram sobre felinos.
::
Capa dura, 108 páginas / ISBN 978-989-53096-4-1 / 210 mm x 140 mm / PVP: 16 € (IVA incluído)
Para encomendar, visite a nossa loja.
::
Encontramos no livro as palavras de Ary dos Santos, Charles Baudelaire, Eugénio Lisboa, Fernando Pessoa, Hélia Correia, José Jorge Letria, Manuel António Pina, William B. Yeats, para lá da poesia da própria Amélia Muge. Às suas composições juntaram-se as de André Santos (também arranjador), António José Martins, Michales Loukovikas, Rossini e Teresa Muge, que ainda coassina um dos temas. É possível ouvir o disco através do QR-Code que surge no livro ou deste link.
Como diria o poeta, de que serve um livro-álbum sobre gatos em tempos de indigência e violência? Não sabemos. Pode acontecer vir a alegrar a leitura e a escuta de qualquer menino que no seu gato se encosta e acalma; de qualquer idoso que encontra no seu bichano o único lugar abençoado da carícia. Acreditamos que a presença dos gatos na procura dessa urgência de felicidade de que todos precisamos é sentido e vivido por muita gente.
Acima de tudo, ler e escutar Um Gato É Um Gato é, acima de tudo, um convite aos encontros. Com todos e com cada um. A Caixa Alta — Oficina Editorial juntou-se ao maravilhoso projecto da Amélia dando apoio editorial e na distribuição.
::
Amélia Muge nasceu em 1952. É cantora e compositora, tendo vários discos editados e muitas canções escritas também para outros músicos. Ligada à música, teatro, dança, cinema de animação, ilustração, literatura e multimédia, recebeu o prémio da Academia Charles Cros, em França, pelo disco Ruelles. Personalidades como Hélia Correia têm escrito para composições suas. Sobre a Amélia escreveu Ramos Rosa: «Ela canta. Ela canta. É uma voz da terra, é uma voz das veias.»
::
Ilustrações de Amélia Muge. Poesia de Amélia Muge e convidados. Projecto gráfico e capa de Cristiana Serejo e Olinda Martins. Impresso na Norprint, em Santo Tirso.